INOMAT O Instituto
Concepção e programa

Objetivos, estratégia e metas

Principais linhas de pesquisa

Detalhamento do programa de formação de pessoal qualificado

Ações de transferência do conhecimento

Grupos e Equipes

Interação com grupos internacionais

Geração de propriedade intelectual

Coordenação/Comitê gestor

Localização
AÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO


A principal ferramenta de divulgação da ciência do Inomat é o boletim eletrônico “LQES News”, que é uma publicação eletrônica quinzenal gratuita, produzida pelo Laboratório de Química do Estado Sólido, do Instituto de Química da Unicamp, Campinas, São Paulo, Brasil, sob a editoria científica do Prof. O.L. Alves, enviada aos assinantes do LQES Website e com acesso amplo e irrestrito por toda comunidade de internautas. Veicula notícias de C&T&I em link direto com o LQES Website (http://lqes.iqm.unicamp.br). As principais rubricas associadas ao “LQES News” são: eletrônica, optoeletrônica/fotônica, informática e telecomunicações; energia, fármacos, medicina e saúde; materiais, meio ambiente e nanotecnologia. No que refere ao tema nanotecnologia, trata-se de um dos mais importantes acervos sobre o tema em língua portuguesa. Neste momento, conta com mais de 3180 aderentes que recebem quinzenalmente o Boletim. Desde 2001, quando foi criado até o final de 2007, o LQES Website que hospeda o “LQES News”, já tinha atingido a marca de mais de um milhão de acessos, o que dava uma média superior a 140.000 acessos por ano. Várias entidades de classe, sindicatos, sociedade científicas, conselhos profissionais, empresas e universidades, recomendam o LQES Website em suas listas de sites selecionados. Seu escopo será ampliado com recursos deste Instituto, de forma a atuar como um observatório de atividades científicas e ambientes de análise de portfólios de patentes e de noticiário empresarial. Além disso, vários membros do Inomat realizam um contínuo trabalho de inserção da ciência em vários ambientes sociais, realizando grande número de palestras, conferências e participam de mesas-redondas, em vários tipos de ambientes estudantis, profissionais e acadêmicos.

Transferência do Conhecimento para o Setor Empresarial ou Formulação de Políticas Públicas.

Os participantes do Inomat têm realizado um trabalho de diálogo e interação produtiva com empresários e profissionais de empresas. Resultados deste trabalho são contratos de licenciamento de tecnologia e patentes que têm resultado em novos produtos industriais, destacando-se o BiPHOR, o Imbrik, a NanoBall, o Depth. Outra evidência é a extensão de patentes para o Exterior, dentro do PCT, o que envolve despesas substanciais que são assumidas pelas empresas. Por outro lado, estes resultados estão atraindo o interesse de outras empresas de várias origens, que percebem a possibilidade de fazerem no Brasil inovações de classe mundial.

A participação dos membros da equipe em atividades de empresas inovadoras se faz de várias formas: prestando consultoria aos seus dirigentes e profissionais, colaborando no estabelecimento de diretrizes de desenvolvimento tecnológico, na solução de problemas concretos e mesmo na criação de novos produtos, no treinamento e capacitação de pesquisadores das empresas. Estas atividades requerem o domínio e a prática do estado da arte, além da capacidade de contribuir para a fronteira do conhecimento em cada tema envolvido e de estabelecer conexões entre o novo conhecimento e as antigas ou novas necessidades de seres humanos, de empresas e do mercado.

Todos os membros seniores da equipe têm tido um importante papel na formulação de políticas públicas, seja atuando em colegiados de agências de governo, seja produzindo estudos, por encomenda de órgãos formuladores de estratégias e políticas.

INOMAT na Unicamp
Consulte Nanoriscos LQES.


1
 ©2009 Inomat                    página principal     1
1